fbpx
toxina-butolinica

Toxina botulínica: 5 dúvidas comuns sobre aplicação de botox

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando o assunto é procedimento estético facial, não há dúvidas de que a toxina botulínica é uma das mais procuradas pelos pacientes.

A toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que possui propriedades que ajudam a impedir a contração dos músculos.

Ou seja, a substância, quando utilizada na estética, é responsável por paralisar os movimentos no local onde é aplicada. O resultado disso é aliviar expressões “carregadas”, prevenir rugas e manter o rosto mais jovem.

Quer saber mais sobre a aplicação de botox? Então confira este conteúdo até o final para tirar as suas dúvidas sobre esse procedimento. Boa leitura!

5 dúvidas comuns sobre a toxina botulínica

Antes de tudo, é importante esclarecer que “Botox”, na verdade, é uma marca e que o procedimento se popularizou por esse nome, assim como “Cotonetes” ou “Gillette”, por exemplo.

Portanto, é comum que você encontre a “aplicação de botox” com outros nomes, mas sempre com a mesma substância: a toxina botulínica.

Sem mais delongas, confira as 5 dúvidas mais comuns que recebo dos pacientes:

1. “Como funciona o procedimento?”

A toxina botulínica é aplicada através de pequenas injeções nas regiões em que o paciente deseja. As indicações mais frequentes são para amenizar rugas e marcas de expressão, principalmente na testa, pescoço e ao redor dos lábios.

Já adianto para você que a aplicação é praticamente indolor, pode ficar despreocupado!

2. “Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?”

Ao contrário de outros procedimentos mais invasivos, a toxina botulínica possui um tempo de duração e, após esse prazo, é necessário fazer uma nova aplicação para manter os resultados que você espera.

Com uma paralisação progressiva do músculo, o efeito é rápido e pode ser percebido após 2 a 3 dias da aplicação. Com cerca de 15 dias, acontece o pico de ação e estabilização do efeito.

A toxina botulínica pode durar entre 4 a 6 meses, logo, é necessário uma manutenção regular no futuro para manter o resultado.

3. “O procedimento vai me deixar sem expressão?”

Essa é uma dúvida que escuto com frequência no consultório. Mas já adianto que, quando o procedimento é realizado por especialistas, isso não acontece.

Somente um dermatologista ou cirurgião plástico pode realizar a aplicação com total segurança e eficácia, sempre atentos na quantidade da substância, no local e na técnica utilizada.

Hoje em dia o procedimento evoluiu muito e, por conta disso, é possível fazer uma aplicação de botox muito mais natural.

Dica da dermato: sempre desconfie de profissionais que cobram muito barato pelo procedimento, afinal, é a sua aparência e autoestima que está em jogo.

4. “Existe alguma contraindicação?”

Em geral, a aplicação de toxina botulínica é bastante segura, reduzindo as contraindicações.

Já para grávidas e pacientes que tenham alergia às substâncias utilizadas, o procedimento é contraindicado.

5. “Quais cuidados devo ter após o procedimento?”

Como o procedimento tem efeito durante meses, é importante que você tenha cuidados não apenas imediatamente após de realizar, mas também ao longo do seu efeito.

Por isso, confira aqui os principais cuidados após aplicação de botox:

  • Não massagear ou apertar a região para não espalhar a substância
  • Evitar esforços físicos por dois dias após a aplicação
  • Evitar ao máximo contrair a musculatura que recebeu a aplicação
  • Não deitar a cabeça nas primeiras 4 horas
  • Ao notar pequenas manchas vermelhas e inchadas ao redor do ponto da aplicação, não se preocupe, pois trata-se de uma reação normal e que desaparecerá em poucas horas

Para manter a pele sempre bonita e saudável por muito mais tempo, é importante manter uma boa rotina de skin care. Clique aqui e saiba quais produtos não podem faltar no seu dia a dia.

Muito além da estética

Muitas pessoas acham que a toxina botulínica é exclusivamente para o uso estético, mas ela também pode ser utilizada para o tratamento de estrabismo, espasmos faciais, hiperidrose (suor excessivo) e até alguns tipos de dores de cabeça.

Além disso, qualquer procedimento estético pode ser visto como um investimento no seu bem-estar e na sua saúde mental. Quando feito com equilíbrio, você só colhe bons resultados.

Se você quer se sentir bem com a própria aparência, não tenha medo de procurar um dermatologista especialista no procedimento que deseja realizar. Estética também é saúde!

Quer saber mais sobre a toxina botulínica e outros procedimentos estéticos? Clique aqui e agende sua consulta comigo via WhatsApp.

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.