A queda de cabelo é um problema que preocupa muitas pessoas, afetando bastante o bem-estar e a autoestima de quem está nessa situação.
Inclusive, essa dor não é exclusivamente masculina, pois algumas mulheres também podem apresentar queda de cabelo.
Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a queda de cabelo.
Cerca de 80% dos homens após os 80 anos sofrem de calvície, por outro lado, 30% das mulheres após os 50 anos podem apresentar uma perda excessiva dos fios.
É comum perceber o problema ao pentear o cabelo ou na hora do banho. Para uns são apenas alguns fios, mas para outros chegam a ser tufos de cabelos.
Pensando em deixar você um pouco mais tranquilo, já sabendo que trata-se de um problema comum, irei listar aqui dicas e procedimentos que vão ajudar você a recuperar a sua autoestima. Confira!
Por que a queda de cabelo acontece?
Antes mesmo de ir para as dicas e procedimentos, é importante entender porque o cabelo começa a cair.
São muitos os motivos que levam à queda de cabelo. Veja:
- Uso excessivo de secador e chapinha
- Estresse
- Procedimentos químicos, como escova progressiva, pintar ou descolorir o cabelo ou fazer um relaxamento
- Doenças no couro cabeludo, como alopecia, dermatite seborreica e foliculite
- Com o passar dos anos, os fios podem ficar mais finos e frágeis, contribuindo para a queda
- Quadros de recuperação da Covid-19
- Desequilíbrio hormonal e mais
A alopécia androgenética, também conhecida como calvície, é uma condição que pode afetar tanto homens quanto mulheres. É uma das principais causas da queda de cabelo que surgem nos consultórios de dermatologia.
Quando não se preocupar?
Muitas pessoas podem achar que estão perdendo cabelo, mas, na verdade, é considerado natural perder cerca de 50 a 100 fios por dia.
Então, não precisa se assustar em alguns casos. Converse com seu médico dermatologista e veja se há motivo para preocupação.
5 dicas para evitar a queda de cabelo
Como você viu, existem muitos fatores que podem influenciar na queda dos fios. Pensando em lhe ajudar, listei aqui 5 dicas para evitar esse problema.
Mas é importante lembrar que é imprescindível que você se consulte com o seu médico dermatologista, afinal, ele poderá dizer o real motivo do problema. Caso contrário, algumas dicas aqui podem não surtir o efeito que você espera.
1. Lave os cabelos regularmente
Manter a região do couro cabeludo limpa é importante para remover impurezas e desobstruir poros.
Mas você também não precisa lavar o cabelo todos os dias, uma vez que a oleosidade natural ajuda a proteger os fios. Porém, é preciso tomar cuidado com a oleosidade em excesso.
Cuidado com a temperatura da água, pois se estiver muito quente, irá acelerar a oleosidade e causar dermatite seborreica e, consequentemente, a queda de cabelo.
2. Mantenha uma alimentação saudável
Pode parecer clichê, mas não é. A falta de nutrientes no organismo pode, sim, causar a queda de cabelo.
Vitaminas, proteínas e minerais são fundamentais para manter um cabelo forte, macio, brilhoso e com um crescimento saudável.
3. Dê um tempo nos procedimentos químicos
Se você costuma fazer bastante procedimentos químicos no cabelo, como pintar, descolorir, e fazer diferentes tipos de escova, é importante dar um tempo, caso observe a queda.
Esses procedimentos retiram os óleos naturais do cabelo, ressecam e queimam o couro cabelo, desgastam a cutícula e podem até enfraquecer a raiz.
4. Utilize shampoos e condicionadores que fortalecem os fios
Existem produtos específicos para cabelos frágeis e que costumam cair, chamados de tônicos.
Eles estimulam a microcirculação sanguínea do couro cabeludo, garantindo uma raiz mais forte e um crescimento saudável das madeixas.
5. Desembarace os cabelos durante o banho
Desembaraçar o cabelo ainda no banho é importante para evitar que os fios quebrem, afinal, estarão molhados e hidratados, facilitando a escovação.
Desembaraçar os cabelos com os fios secos pode promover ainda mais queda.
Procedimentos que evitam e tratam a queda de cabelo
Se você tem a sensação de que está perdendo cerca de 50 fios a 100 fios de cabelo por dia, procure um dermatologista, pois ele é o principal profissional para avaliar a sua queda capilar, diagnosticar a causa e planejar o tratamento ideal para o seu caso.
Alguns desses tratamentos podem ser feitos também no consultório, ajudando a potencializar os resultados dos tratamentos que são feitos em casa.
Conheça agora alguns desses procedimentos:
MMP capilar
O MMP capilar (Microinfusão de Medicamentos Percutâneo) é uma técnica em que é possível injetar ativos no couro cabeludo.
Os ativos injetados vão depender de cada caso, podendo ser Minoxidil, Finasterida e vitaminas. O MMP capilar ajuda a potencializar os resultados dos tratamentos feitos em casa.
Esta técnica utiliza uma máquina de tatuagem, só que ao invés de tatuar pigmento, são tatuados ativos no couro cabeludo.
Mesoterapia
A Mesoterapia também consiste na aplicação de ativos no couro cabeludo, mas neste caso utiliza-se uma agulha.
Aqui podem ser aplicados ativos como aminoácidos, Finasterida e Minoxidil, dependendo de cada caso.
O objetivo também é potencializar os resultados dos tratamentos realizados em casa. É um dos procedimentos mais procurados quando o assunto é calvície.
Quer saber mais sobre esses procedimentos, como eficácia para o seu caso, duração do tratamento, valores e mais? Clique aqui e agende a sua consulta comigo diretamente pelo WhatsApp.
Será um prazer recuperar a sua autoestima!