fbpx
Mulher de pele branca na praia de biquini branco,cabelos escuros soltos, presos apenas pelo óculos escuros na cabeça como uma tiara passando protetor solar no ombro

Filtro solar: nunca deixe de usar!

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Se tem uma recomendação que escutamos há muito tempo é a de sempre utilizar filtro solar, também conhecido como protetor solar ou fotoprotetor. Dermatologistas do mundo inteiro sempre reforçam a importância do produto, que deve ser incluída em qualquer rotina de cuidados com a pele. Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar deve ser utilizado diariamente e não apenas nos dias em que vamos à praia. Mas porque o filtro solar é tão importante?

Entendendo a radiação UV

Quando a luz do sol atinge a terra, junto com ela incide também a radiação ultravioleta, também conhecida como UV. Trata-se de uma frequência de onda que tem efeito cumulativo sobre a pele, penetrando em suas camadas mais profundas. A radiação UV se divide em dois tipos: UVA e UVB. A radiação UVA varia pouco de intensidade ao longo do dia, e é justamente a que penetra mais profundamente na pele. É ela que aumenta o risco de fotoenvelhecimento e lesões que podem levar ao câncer de pele. Já a radiação UVB atinge a pele de forma mais superficial. Ela é quem provoca queimaduras e vermelhidão, sendo mais intensa no verão e no período entre 10 horas e 16 horas.

A atuação do protetor solar

O filtro solar é um agente capaz de bloquear parcialmente a radiação UV, impedindo que ela penetre em nossa pele. Ele pode ser físico, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, ou químico. O importante é que o protetor solar escolhido seja de amplo espectro, ou seja, ofereça uma boa proteção tanto contra a radiação UVA como contra radiação UVB.

Os filtros solares veem com indicação do seu Fator de Proteção Solar (FPS). Esse fator pode variar de 2 a mais de 50, mas a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) recomenda que o FPS seja maior ou igual à 30.
Já em relação aos raios UVA, a sua proteção é dada pelo PPD, que deve ser maior ou igual a 25% do valor do FPS.

Hoje em dia, mesmo quem tem pele oleosa não tem mais justificativa para abrir mão do filtro solar. Isso porque já existem bons protetores com ativos seborreguladores . Além disso, existem protetores com cor de base. Ou seja: não há desculpas para não utilizar o produto. O uso do protetor solar diariamente é importante, mesmo para quem trabalha em ambientes fechados. Isso porque lâmpadas artificiais e a luz dos equipamentos eletrônicos, como computadores e celulares, também afetam nossa pele. Assim como ele também deve ser aplicado mesmo em dias nublados ou chuvosos, já que mesmo em dias assim a radiação UV atinge nossa pele.

O uso do filtro solar é tão importante que existe até o Dia Mundial do Filtro Solar. Trata-se de um dia dedicado a estimular o uso do produto, que previne manchas na pele, o envelhecimento precoce e, claro, o câncer de pele. Então, já passou o filtro solar hoje?

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.