Depois dos 35 anos, é comum que o organismo passe a diminuir a produção de colágeno. O colágeno é uma proteína naturalmente produzida pelo corpo humano. É ela que ajuda na sustentação e firmeza da nossa pele, bem como é responsável por sua elasticidade. Com a idade e a consequente queda na produção de colágeno, os primeiros sinais de envelhecimento começam aparecer. Por isso é importante que, a partir dos 30 anos, você já comece a tomar medidas para combater a flacidez. Além dos preenchimentos e outros cuidados anti idade, outro grande aliado neste processo é o Sculptra®.
Mas o que é o Sculptra®?
O Sculptra® é, resumidamente, um bioestimulador da produção de colágeno. Ele é composto pelo ácido poli-l-láctico (PLLA), uma substância biocompatível e totalmente atóxica. que nosso organismo absorve completamente. Ele age nas camadas mais profundas da pele, restaurando e estimulando a produção de colágeno. Com isso, o resultado é uma melhora na flacidez, e da textura da pele. Ao final, ocorre também a melhora da espessura da pele. Consequência justamente do aumento da produção de colágeno.
Outro ponto positivo do Sculptra® é que podemos utilizá-lo não somente no rosto, mas também em outras partes do corpo. Por exemplo, ele pode auxiliar na redução da flacidez da região interna dos braços. Também melhora a firmeza da pele do abdômen após o parto ou procedimentos cirúrgicos. Por fim, ainda é um excelente aliado para tonificar o bumbum e corrigir possíveis desníveis na região. Ele também ajuda a diminuir celulites e combater a flacidez na parte interna das coxas.
Uma vez que a perda de colágeno se inicia por volta dos 25- 30 anos, mas se intensifica a partir dos 40, essa é a faixa etária recomendada para o uso do produto.
Como é realizada a aplicação
O Sculptra® e realizado no próprio consultório do dermatologista. Primeiro, é realizada uma anestesia local com cremes tópicos. Depois, com o uso de microcânulas ou agulhas bem finas, o produto é injetado na pele da face ou corpo.
O paciente pode retornar às suas atividades normais logo após o procedimento. Os efeitos colaterais são raros e se resumem, basicamente, em algum inchaço ou aparecimento de hematomas. Mas, quando ocorrem, geralmente são leves e desaparecem em poucos dias.
O que esperar dos resultados
Diferentemente do Botox ou ácido hialurônico, cujos resultados são imediatos, o Sculptra® demora um pouco mais para ter seu efeito percebido. Porém, seus resultados duram bem mais. As primeiras diferenças começam a ficar evidentes a partir da segunda seção, sempre de forma gradual e progressiva. Porém, é por volta do sexto mês após a última sessão que os resultados começam a ficar mais visíveis. E permanecem assim por cerca de 2 anos. Todavia, recomenda-se manutenção com a realização de uma sessão a cada 12 ou 18 meses.
Outros fatores que ajudam a prolongar ainda mais o efeito do tratamento é a manutenção de hábitos saudáveis. Seguir uma alimentação rica em proteínas, praticar exercícios regularmente, evitar a exposição ao sol, utilizar filtro solar e não fumar são hábitos que vão prolongar bastante os resultados obtidos com Sculptra®.
Portanto, se você busca um resultado que não seja imediato, mas que seja duradouro, o Sculptra® é o tratamento perfeito para você. Mas lembre-se sempre de procurar um profissional capacitado e registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).