Se você tem o costume de apertar cravos e espinhas, eu tenho uma péssima notícia para você: é provável que sofra com a tão temida cicatriz de acne.
Isso acontece porque você aprofunda o processo inflamatório ao espremer espinhas e cravos. Além disso, os nossos dedos e unhas levam mais bactérias para a região.
O resultado disso são aqueles furinhos na pele, normalmente localizados nas bochechas, testa e queixo. Essa consequência antiestética é um dos principais motivos para baixa autoestima, principalmente em adolescentes e jovens.
A cicatriz de acne não desaparece sozinha e existem alguns tratamentos que ajudam no problema, entretanto, somente um médico dermatologista pode indicar o melhor para cada pessoa.
Como a cicatriz de acne se forma?
Apesar de muitas pessoas acharem um ato inofensivo, espremer cravos e espinhas é bastante prejudicial à pele.
A acne é uma inflamação na pele, logo, ela pode acontecer tanto em camadas mais superficiais quanto nas camadas mais profundas.
Quando a inflamação é superficial, o organismo consegue liberar o líquido (pus) com mais facilidade. Já nas camadas mais profundas da pele, o corpo não tem tanta facilidade.
Essa secreção liberada é rica em enzimas que protegem o organismo da inflamação. As células saudáveis da região são afetadas e sofrem lesões, fazendo com que a pele se regenere, dando origem à cicatriz de acne e outras marcas.
Conheça os 4 graus de acne
Um erro comum é pensar que espinha e cravo é tudo igual, entretanto, existem diferenças entre eles que nos ajudam a entender melhor a gravidade de cada lesão. Veja:
- Acne Grau I: apenas cravos (comedões), sem lesões inflamatórias (espinhas)
- Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com leves lesões inflamadas e pústulas (pus)
- Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e muito inflamadas (cistos)
- Acne Grau IV: uma junção de todos os sintomas acima, com abcessos interconectados, bastante vermelhidão e lesões provocadas por nódulos e cistos
Normalmente, a cicatriz de acne é resultado das lesões e manipulação das acnes de grau 3 ao 5.
Como evitar a cicatriz de acne?
Existem algumas maneiras de evitar a cicatriz de acne, mantendo a sua pele bonita e saudável. Confira bons hábitos para adotar no dia a dia:
Procure um dermatologista
O primeiro passo para quem quer evitar a cicatriz de acne é procurar um médico dermatologista, pois ele é o especialista que vai indicar o melhor tratamento para o seu tipo de acne.
Quanto antes você iniciar o tratamento correto para o seu tipo de acne, indicado pelo dermatologista, melhores são os efeitos e menores são os riscos de cicatrizes no futuro.
Logo, esta é a forma principal de evitar ou prevenir o surgimento das cicatrizes de acne de médio a longo prazo.
Utilize produtos específicos
Quem sofre com cravos e espinhas precisa utilizar produtos específicos para acne. Isso porque alguns produtos possuem esfoliantes e ácidos que removem a oleosidade, agravando a situação.
É importante identificar em que grau está a acne e, assim, escolher o produto ideal. O indicado é sempre procurar o seu médico dermatologista.
Não esprema cravos e espinhas
Como citado acima, esse mau hábito pode apenas agravar a lesão dos cravos e espinhas, acentuando ainda mais as cicatrizes de acne.
Apesar do incômodo estético, é muito importante utilizar produtos que ajudem a tratar ao invés de apenas cutucar.
Maquiagem em excesso também pode ser um problema, então lembrem-se sempre de utilizar um bom demaquilante.
Nunca remova as “casquinhas”
Quando o processo inflamatório começa a diminuir, a pele forma as famosas “casquinhas”, que nada mais é do que uma proteção natural contra bactérias.
Ao remover as “casquinhas”, você deixa a lesão exposta e ela pode inflamar novamente.
Use protetor solar
Talvez você já tenha se cansado de ouvir sobre a importância do protetor solar, mas eu preciso sempre reforçar esse produto incrível para a saúde da pele.
Os raios solares podem aumentar as chances das cicatrizes causadas pela acne, inclusive, fazendo com que elas fiquem mais escuras do que o tom natural da sua pele.
Utilize o protetor solar diariamente e nunca tire ele da sua necessaire! Confira mais benefícios desse produto em outros posts aqui no blog.
Fotona StarWalker: o melhor tratamento para cicatriz de acne
O Fotona StarWalker é um tratamento a laser revolucionário para cicatriz de acne. É o que temos de mais atual, inovador, eficaz e seguro no mercado.
Como funciona o Fotona StarWalker?
O aparelho atua por meio de um laser que quebra os pigmentos da pele em partículas menores, facilitando o clareamento de manchas e eliminação de cicatrizes e outras marcas mais profundas.
O Fotona StarWalker ainda promove a renovação celular, aumenta a vascularização e permite a remodelação do colágeno dentro das cicatrizes, proporcionando resultados muito satisfatórios.
Quanto tempo demora o tratamento?
Normalmente, são indicadas cerca de 4 a 6 sessões, dependendo de cada caso, e com intervalo de 30 dias entre uma sessão e outra. A quantidade de sessões pode variar de acordo com o grau da acne e a pele do paciente.
O paciente já pode observar bons resultados já na primeira sessão e, geralmente, não há necessidade de suspender atividades do dia a dia.
Quer saber mais sobre o Fotona StarWalker? Conte comigo e clique aqui para agendar a sua consulta.