fbpx
Mulher deitada em uma maca de procedimentos com touca na cabeça enquanto uma dermatologista de luvas descartáveis está segurando uma seringa e aplicando botox próximo ao olho direito da paciente

Botox: mitos e verdades sobre a famosa toxina botulínica

Compartilhar:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ele surgiu como uma febre nos consultórios dos dermatologistas e logo se tornou o queridinho das celebridades. Entretanto, também não demorou a virar alvo de piadas e polêmicas. Estamos falando do uso clínico da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox.

Hoje em dia, seu uso está cada vez mais difundido entre as pessoas e suas aplicações vão muito além da prevenção das rugas e do envelhecimento. Entretanto, por mais que o Botox esteja cada vez mais difundido pelo Brasil, ainda restam muitas dúvidas em relação ao produto. Então, hoje viemos desmistificar alguns mitos e reforçar várias verdades sobre o uso do Botox.

Botox só deve ser usado depois dos 40
MITO

Na verdade, não existe uma idade mínima (nem máxima) para começar a utilizar o produto. O Botox preventivo pode, inclusive, ser utilizado a partir dos 25 anos, minimizando o surgimento de linhas de expressão. Mas isso vai depender da avaliação do dermatologista que vai conversar com a paciente e considerar se a aplicação é realmente necessária ou não.

É possível corrigir a sobrancelha com Botox
VERDADE

Pequenas assimetrias, como um arco de sobrancelha caído, podem sim serem corrigidas com o uso da toxina botulínica. A aplicação é feita na região frontal e tem por finalidade paralisar ou diminuir a contração muscular.

Sempre sentimos dor na aplicação
DEPENDE

Por aplicarmos o produto com o uso de agulhas, muitas pessoas têm a impressão de ser um tratamento dolorido. Mas o fato é que os dermatologistas usam um anestésico tópico que diminui bastante a sensibilidade, tornando o procedimento praticamente indolor. Mas como a resistência à dor difere de pessoa para pessoa, alguns pacientes podem sentir um leve desconforto durante a aplicação.

O uso do Botox é puramente estético
MITO

Existem outras aplicações da toxina botulínica que vão além de minimizar rugas e linhas de expressão. O produto pode ser utilizado para diminuir crises de enxaqueca, principalmente aquelas ligadas à tensão muscular. Também utilizamos o Botox no tratamento da hiperidrose, quando há suor excessivo em regiões do corpo como axilas, mãos ou pés. Por fim, podemos fazer uso dele para corrigir o sorriso gengival e tratar o bruxismo.

Após a aplicação é preciso esperar para retomar as atividades físicas e massagens faciais
VERDADE

Nas primeiras 24h após a aplicação é recomendável que a pessoa evite massagens e uso de aparelhos no rosto. Isso porque a toxina botulínica pode migrar, afetando o resultado final da aplicação. Já os exercícios físicos e atividades que exijam “baixar a cabeça” podem ser feitos após passadas, no mínimo, 4 horas da aplicação.

O resultado do Botox dura para sempre
MITO

A toxina botulínica é um tipo de bloqueador neuromuscular, que impede que os músculos recebam estímulos nervosos. Entretanto, esse efeito é temporário e dura cerca de 5 meses. Então a reaplicação deve respeitar o intervalo mínimo de 4 meses a fim de manter a naturalidade de expressão sem que haja uma diminuição significativa do resultado.

Botox deixa a pessoa sem expressão
MITO

Quando a toxina botulínica surgiu, de fato era comum ver resultados artificiais, deixando as pessoas sem expressão facial. Entretanto, as técnicas de aplicação evoluíram bastante. Dessa forma, se for um dermatologista capacitado o responsável pela aplicação, os resultados serão extremamente naturais.

Quem faz preenchimento não precisa de Botox, porque é tudo a mesma coisa
MITO

Aplicação de toxina botulínica é um procedimento bastante diferente do preenchimento facial. Como falamos anteriormente, o Botox evita a contração da musculatura que leva à formação de rugas. Já o preenchimento facial utiliza o ácido hialurônico para dar volume às regiões do rosto que perderam (como as maçãs ou bochechas) ou que o paciente queria ter mais volumoso (como os lábios). Também utilizamos o procedimento para preencher linhas de expressão muito profundas, como no caso do famoso bigode chinês.

Quando o assunto é Botox, o importante é procurar um bom profissional, que seja capacitado e qualificado. Quando bem aplicado, os resultados podem ser muito bons, reduzindo rugas e linhas de expressão e preservando a naturalidade do rosto. Uma avaliação completa é indispensável, a fim de evitar prejuízos e frustrações em relação ao resultado.

Você já segue o meu Instagram? Nele eu estou sempre dando dicas de cuidados com a pele, além de trazer novidades do mundo da Dermatologia e tratamentos inovadores.

Dra. Lia Albuquerque

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia-SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Onde Estatmos

Rua Dr. José Lourenço, 1901 – Aldeota.
Fortaleza – CE, 60115-282
Todos os direitos reservados.