Trata-se de um método capaz de inserir medicamentos ativos diretamente no local em que é necessária essa aplicação. Tudo isso de maneira menos dolorida e mais eficiente.
A MMP utiliza um aparelho chamado Cheyenne. É uma máquina de tatuagem de fabricação alemã com 27 agulhas na extremidade. Tanto a velocidade quanto a profundidade (0,1 a 2 mm) de penetração pode ser finamente controlada pelo médico.
A perfusão é realizada pela máquina com microagulhas, em um movimento de vai e vem e com profundidade controlada, tornando a absorção mais rápida, uniforme e precisa. As agulhas são imersas nos medicamentos estéreis, que são infiltrados no couro cabeludo e na pele, oferecendo uma ação muito mais eficaz.
Essa é uma técnica descomplicada, feita em consultório. O sangramento é bem superficial, quase inexistente.
A maior indicação do MMP hoje é nas alopecias (queda de cabelo). Podemos tratar desde eflúvio telógeno (queda acentuada dos fios) até mesmo alopecia androgenética (calvície) e a alopecia areata.
Em cada situação escolhemos as medicações adequadas para infiltrar diretamente toda a área afetada do couro cabeludo, com a ajuda de anestesia local. A mescla de medicamentos é definida pelo especialista, e varia de acordo com as necessidades do paciente.
Vitaminas, fatores de crescimento e bloqueadores enzimáticos podem ser usados em conjunto ou isoladamente, a fim de obter os melhores resultados em cada caso, a depender do diagnóstico.