Muitas pessoas que pensam em uma pele bonita e saudável, provavelmente logo vem à mente os benefícios do colágeno, não é verdade?
Afinal, o colágeno é sempre muito comentado por famosos e digital influencers. Vai dizer que nunca ficou curiosa após uma recomendação de uma digital influencer? Eu sei que sim, não adianta esconder.
Se você veio por esse motivo, saiba que somente um especialista, como um médico dermatologista, pode recomendar o uso do colágeno para que você alcance os melhores resultados para o seu caso.
Neste conteúdo você vai conferir 5 benefícios do colágeno para a sua pele, quando usar ou repor, tratamentos estéticos mais efetivos e outras informações. Boa leitura!
5 benefícios do colágeno que você precisa conhecer
O colágeno é uma proteína que tem uma importante função de fornecer estrutura para as células, mantendo a pele firme, por exemplo.
O colágeno é uma substância bastante presente no nosso corpo e representa cerca de 30% de todas as proteínas. Mas com o passar dos anos, a sua produção diminui e, em alguns casos, a suplementação é necessária.
Se você está considerando ingerir mais colágeno na sua dieta, confira os benefícios dessa proteína para a sua pele e para o seu corpo como um todo:
1. Previne o aparecimento de rugas e estrias
O colágeno promove a renovação celular, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele. O resultado disso é que você pode observar uma pele mais jovem, evitando o surgimento ou a piora de rugas, manchas e estrias.
2. Deixa os cabelos e unhas mais saudáveis
Também por causa da renovação celular, é perceptível os seus benefícios em cabelos e unhas. Dentre os benefícios observados, há o crescimento e elasticidade dos cabelos e melhor resistência das unhas.
3. Fortalece ossos e articulações
O colágeno é fundamental para a produção de células ósseas, o que consequentemente fortalece e aumenta a densidade dos ossos, reduzindo o risco de fraturas, por exemplo.
Esse benefício é muito importante para a prevenção de problemas ósseos, como osteoporose e osteopenia.
4. Ajuda a emagrecer
É isso mesmo. Provavelmente você não sabia, mas emagrecer está entre um dos benefícios do colágeno. Na verdade, o emagrecimento é uma consequência da ação do colágeno.
Isso acontece porque a substância ajuda na manutenção da massa muscular, que acelera nosso metabolismo e, de maneira automática, gastamos mais energia naturalmente.
Mas é importante deixar claro que para isso acontecer é preciso estar com a dieta em dia, consumindo alimentos nutritivos que, inclusive, ajudam na melhor absorção do colágeno e na sua ação no organismo.
5. Auxilia na cicatrização
Quando nos machucamos ou passamos por procedimentos invasivos, o colágeno entra em ação. Você sabia?
O motivo disso é que uma das ações do colágeno no nosso corpo é substituir células danificadas ou perdidas.
Quando suplementar com colágeno?
O colágeno possui mais benefícios do que você imaginava, não é verdade?
Mas agora que você conferiu 5 atraentes benefícios do colágeno, deve estar se perguntando: “será que eu utilizo colágeno como suplemento?”.
A suplementação do colágeno é recomendada a partir dos 30 anos, quando normalmente há queda dessa proteína no organismo, aparecendo sinais como:
- Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele
- Surgimento de rugas e marcas de expressão
- Diminuição da espessura dos fios de cabelo
- Aparecimento de estrias
- Enfraquecimento de articulações, ligamentos e ossos
Inclusive, segundo pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o colágeno hidrolisado melhorou a elasticidade da pele em mulheres de 45 a 60 anos.
E quando o colágeno não é suficiente? O que fazer?
Como você viu, além dos benefícios do colágeno mais conhecidos, que são para a pele, cabelos e unhas, essa substância também realiza a manutenção e o bom funcionamento de articulações, músculos e até ossos.
De fato, o colágeno é imprescindível para a saúde, mas a suplementação, por exemplo, não é recomendada para todo mundo e, inclusive, pode não surtir os efeitos que você espera.
A ingestão de colágeno oral em relação à pele, por exemplo, para a melhora da flacidez e rugas, possui melhores resultados quando associado a procedimentos estéticos, como o laser fracionado, os fios de PDO e o microagulhamento.
Isso acontece porque esses procedimentos estéticos, dentre os diversos benefícios, estimulam a produção do colágeno no organismo. Não é à toa que muitos especialistas recomendam esses procedimentos.
Outros procedimentos para quem busca uma pele jovem e saudável são os bioestimuladores, aplicação de botox e de ácido hialurônico.
Se você deseja ter uma pele linda e de dar inveja, melhorando o seu bem-estar, clique aqui e saiba mais sobre os melhores procedimentos estéticos para o seu caso.